top of page

NOTÍCIAS

Quarta, 20 de novembro

 

POR UMA ESTÉTICA DO ENCONTRO

 

Literatura e cinema. A carta e o filme. A relação entre essas linguagem é o mote da Mostra “Filmes-carta: por uma estética do encontro”, produzida pela Mirabilias e em cartaz entre os dias 26 de novembro e 1º de dezembro, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

 

 

Durante seis dias, serão exibidas 19 produções, entre curtas, médias e longas-metragens, de pouca circulação em mostras e festivais. Em comum, os filmes guardam uma certa expressão de intimidade – como costumam ser as cartas – ao mesmo tempo que refletem sentimentos universais como a saudade, a partida, os deslocamentos.

 

Filmes como “Lettre de Sibérie”, de Chris Marker, produzido ainda na década de 50 e considerado o primeiro filme-carta, fará parte da mostra juntamente com produções mais contemporâneas como o premiado documentário nacional “Querida Mãe” (2010), de Patrícia Cornils, a co-produção Japão-Portugal “Yama no Anata, para além das montanhas” (2011), de Aya Koretzky, e “Tão Longe é Aqui” (2013), de Eliza Capai, exibido no Festival do Rio este ano.

 

Para Rúbia Mércia, idealizadora do evento, a mostra de filmes-carta traz para o público narrativas subjetivas que têm a escrita de si e o ensaio como características principais da estrutura fílmica. “Já não se trata mais de escrever uma carta literária e sim de escrever com a imagem”, acrescenta Rúbia, que desenvolve pesquisas sobre o assunto. Os filmes dialogam com a literatura, as artes visuais, a fotografia, a autobiografia e o diário, entre outras linguagens.

 

Assim, na mostra, cabem tanto uma carta transposta para o vídeo, como em “De Glauber para Jirges”, de André Ristum, quanto uma troca de vídeos onde realizadores se correspondem através de imagens e sons (“Desassossego”, de direção coletiva com organização de Felipe Bragança e Marina Melliande), ou ainda o simples gesto de endereçar ao outro a própria obra fílmica (“Cartas ao Ceará”, de Marcelo Ikeda, “Mauro em Caiena”, de Leonardo Mouramateus, e “Cidade Desterro”, de Gláucia Soares).

Nomes como Agnés Varda (“Salus les Cubais”), Chantal Akerman (“News from Home”), Robert Kramer (“Dear Doc”) e Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (“Viajo porque preciso, volto porque te amo”) também marcam presença.

 

Além dos filmes exibidos em sessões temáticas, a mostra contará com “mesas de encontros”, que pretendem reunir cineastas, realizadores, pesquisadores, estudantes e críticos de cinema, de arte e literatura, para conversar sobre o tema da mostra e o seu entorno: narrativas subjetivas em primeira pessoa, na ficção e no documentário, autobiografias, mídias móveis, cartas literárias, fotografias, história e documentos, estética e política.

 

CONCURSO

 

O público também é convidado a participar da mostra através do concurso “Eu Envio” – projeto de envio online de filmes-carta. Os interessados podem enviar suas criações em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc. O que importa é o desejo de endereçar o seu afeto ao outro.

 

Os selecionados terão seus filmes exibidos no último dia da Mostra “Filmes-carta: por uma estética do encontro”. As criações também estarão disponíveis em nosso site. Confira na página www.mostradefilmescarta.com o regulamento do concurso para enviar a sua história escrita por meio de imagens. “A exibição dos filmes, as mesas de conversa e até mesmo o site confirmam o propósito primeiro da mostra, o de provocar encontros”, acredita Rúbia Mércia.

 

SERVIÇO

 

Mostra “Filmes-carta: por uma estética do encontro”

 

Quando: de 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013

 

Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro, próximo à estação de Metrô Carioca)

 

Sessões: Abertura, 26/11, às 18h30. Nos outros dias, sessões a partir das 17h. Mesas de encontros: sexta, 29/11, sábado, 30/11 e domingo, 1º/12, às 17h, seguidas de sessões de filmes

 

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

bottom of page